Inovação tecnológica é debate no III Encontro de Educação

A terceira edição do Encontro de Educação da FUNIBER Brasil aconteceu de 24 a 26 de janeiro de 2018, na cidade de Florianópolis (Brasil), com a aplicação das inovações tecnológicas no mundo da educação como tema central.

O evento, que em sua edição de 2018 teve como tema «Inovação para os desafios educativos do século XXI”, transformou-se em um fórum de debate em que profissionais, pesquisadores e estudantes compartilharam experiências.

O encontro contou com a presença da vice-diretora comercial internacional da FUNIBER, Marta Escolà; do diretor executivo da FUNIBER na Argentina e Uruguai, Roberto Alvarez; o ex-coordenador de tradução da FUNIBER Brasil, atual professor da rede pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, Felipe Andrade; e da coordenadora do Mestrado em Educação promovido pela FUNIBER, Andresa Sartor, entre outros convidados.

Durante a cerimônia de abertura, o tutor da área de Formação de Professores da FUNIBER, Dr. Oscar Ulloa, realizou o lançamento do livro eletrônico com os melhores trabalhos do II Encontro de Educação, Oscar foi o responsável que este à frente do projeto de elaboração do e-book. Na oportunidade, também houve a entrega do prêmio do primeiro lugar do IV Funiconcurso Publicação Solidária, que foi concedido a Natalí de Oliveira Alencar, estudante brasileira do Mestrado em Comunicação, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). O prêmio tem valor de 1.000 euros e será doado à ONG escolhida pela ganhadora.

No segundo dia, foram realizadas palestras com o Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Santa Catarina, Alexander Cordovés, e com o Doutor em Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha), Mário Vásquez. Na primeira foram abordados temas como as pressões e exigências que as instituições educacionais recebem nas sociedades atuais, já na segunda foram exploradas as possibilidades que as novas tecnologias oferecem para melhorar a experiência educacional. Ambas as conferências e outros conteúdos do III Encontro de Educação, podem ser conferidos na íntegra aqui.

Os alunos do Mestrado e do Doutorado em Educação apresentaram trabalhos no segundo e no último dia do III Encontro de Educação. O evento foi concluído com a cerimônia em que Andresa Sartor agradeceu pelo excelente trabalho dos organizadores e ao diretor da FUNIBER Brasil, Oldemar Antônio Nólio, que acrescentou que os encontros presenciais são fundamentais para os alunos que estudam em programas a distância.