Encontro 2016

BOAS-VINDAS

Este encontro, promovido pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), apresenta-se como um lugar de intercâmbio, discussão e crítica entre profissionais do ensino, com o objetivo de trabalhar temas inovadores na educação para favorecer, estimular, apoiar e sustentar a melhoria educacional e social.

Portanto, um dos objetivos deste encontro é mostrar a diversidade de práticas e pesquisas mais recentes que estão sendo realizadas atualmente em diferentes contextos educacionais e, principalmente, na formação de professores.

Com este encontro buscamos convidar os profissionais da educação a compartilhar um espaço e um tempo para a reflexão, em um cenário onde convergem os discursos sobre a necessidade de trabalhar por uma educação e uma pesquisa mais democrática e participativa. É por isso que o encontro está voltado a profissionais do ensino de qualquer nível educacional, assim como a estudantes do campo da educação.

Os participantes receberão um certificado de 12 horas de assistência.

Responsive image

Quarta-feira, 20 de janeiro

HOTEL CASTELMAR

Rua Felipe Schmidt, 1260, Florianópolis – SC – Brasil – CEP88010-002

Para todos os participantes

08h30 – 09h00

Abertura do I Encontro de Educação – FUNIBER Brasil 2016

Boas-vindas/ explicação das dinâmicas do dia/ apresentação dos palestrantes do encontro.

09h00 – 11h00 Marlene Zwierewicz / UNIBAVE (Centro Universitário Barriga Verde)

"Do Ensino Superior linear às práticas transdisciplinares: experiências metodológicas dos Projetos Criativos Ecoformadores"
Ver a apresentação

Resumo da conferência:
A conferência abordará os objetivos da educação do século XXI, através da necessidade de superação do paradigma positivista e da educação linear, fragmentada e descontextualizada. Além disso, buscará situar alternativas transformadoras que se apoiam em metodologias transdisciplinares e ecoformadoras.

CV Conferencista:
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén – UJA – Espanha (2012), Mestre em Educação pela Universidade do Contestado (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1990). Pró-Reitora de Ensino de Graduação e professora de Currículo e Metodologia Científica do Unibave, Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC Brasil, Coordenadora da Rede Internacional e-Culturas – Brasil, Secretária Técnica da Revista Electrónica de Investigación y Docencia – REID, Coordenadora do Congresso Internacional de Educação do Unibave. Tem experiência na área de educação, com ênfase em planejamento e desenvolvimento de projetos e metodologias inovadoras. Tem como temas de interesse: transdisciplinaridade, tecnologias, educação intercultural e emocional.

11h00 – 11h30 Coffee Break
11h30-13h30 Nacim Miguel Francisco Junior / UNIBAVE (Centro Universitário Barriga Verde)

“A inserção tecnológica na educação: desafios e perspectivas"
Ver a apresentação

Resumo da conferência:

A conferência versará sobre a inserção das tecnologias como um recurso didático para o professor no desenvolvimento de suas aulas, a fim de estimular a interatividade e o acesso, a construção e a difusão do conhecimento.

CV Conferencista:

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL. Pós Graduado (MBA) em Gestão de Pessoas pelas Faculdades de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (FACIERC). Graduado em Ciências da Computação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente, atua como coordenador do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário UNIBAVE, como docente preconiza as áreas da Teoria Geral de Sistemas, Administração de Sistemas de Informação e as demais vertentes da tecnologia da informação. Atua como professor titular de Programas de Pós-graduação – Especialização lato sensu – em diversas instituições, nas quais se destacam FVS, FLS, UNIASSELVI, UNIBAVE e UNESC. Tem experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e Robótica Educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Informação, Educação, Administração e Tecnologia.

 

Exclusivo para alunos da FUNIBER

16h00 – 18h00

Oficina sobre o Projeto Final de Mestrado (PFM)

Ana Anastacio, Professora da FUNIBER
Viviane Sartori, Professora da FUNIBER

Juntamente com as tutoras responsáveis pelo Projeto Final do Mestrado (PFM), os alunos da FUNIBER terão a oportunidade de resolver suas dúvidas através de uma aula dinâmica sobre a elaboração do PFM, abordando desde as dificuldades na escolha do tema até os aspectos formais exigidos por este trabalho.

18h00 – 19h00 Tutorias Presenciais

  • Andresa Sartor, Coordenadora do Mestrado em educação (FUNIBER)
  • Kathilça Souza, Professora da FUNIBER
  • Ana Anastacio, Professora da FUNIBER
  • Viviane Sartori, Professora da FUNIBER

Espaço de atenção com a tutoria do Mestrado em Educação.

Quinta-feira, 21 de janeiro

HOTEL CASTELMAR

Rua Felipe Schmidt, 1260, Florianópolis – SC – Brasil – CEP88010-002

Para todos os participantes

08h30 – 09h00

Boas-vindas aos participantes e resumo das atividades do dia

09h00 – 11h00 Elcio Willemann – UNIBAVE (Centro Universitário Barriga Verde)

"Desafios do Ensino Superior e a curricularização da extensão em instituições comunitárias"
Ver a apresentação

Resumo da conferência:

A conferência visa abordar os desafios do “Ensino Superior”, destacando as particularidades das instituições públicas, privadas e comunitárias.

CV Conferencista:

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Barriga Verde (2004), especialização em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro Universitário Barriga Verde (2005) e ensino médio/segundo grau pela Escola Técnica de Comércio de Orleans (1986). Atualmente é Presidente da Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, e Reitor do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

11h00 – 11h30 Coffee Break
11h30-13h30 Roberto Alvarez – Diretor da FUNIBER Argentina

"Metodología de proyectos aplicada a la educación"
Ver a apresentação

Resumo da conferência:

A palestra apresentará uma metodologia inovadora que nasce da experiência acumulada na Educação Multicultural, tanto como base de desenvolvimento como de destino do conhecimento, elevada pelos conceitos de aprender fazendo e pela utilização das TIC, em um cenário atual onde a educação protagoniza e estrutura todos os demais possíveis aspectos de desenvolvimento da sociedade.

CV Conferencista:

Doutor Cum Laude em engenharia de projetos: meio ambiente, segurança, qualidade e comunicação pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Mestre pela escola Politécnica de Milão (Itália) e pela UBA (Argentina) em Project and Design Management. Diretor da FUNIBER na Argentina e no Uruguai. Presidente da Associação de Gestão de Projetos, International Project Management Association, IPMA Argentina (IPMA).

 

Exclusivo para alunos da FUNIBER

16h00 – 18h00

Oficina Portfólio

  • Andresa Sartor, Coordenadora do Mestrado em Educação da FUNIBER
  • Kathilça Souza, Professora da FUNIBER

Com o auxilio das tutoras responsáveis pelo Ponto de Partida e pelos Portfólios, os alunos realizarão atividades que facilitarão o entendimento e o trabalho com o Portfólio como uma ferramenta de reflexão sobre o aprendizado.

18h00 – 19h00 Plantão de dúvidas presencial

  • Andresa Sartor, Coordenadora do Mestrado em educação (FUNIBER)
  • Kathilça Souza, Professora da FUNIBER
  • Ana Anastacio, Professora da FUNIBER
  • Viviane Sartori, Professora da FUNIBER

Espaço de atenção individual com a tutoria do Mestrado em Educação.

Sexta-feira, 22 de janeiro

HOTEL CASTELMAR

Rua Felipe Schmidt, 1260, Florianópolis – SC – Brasil – CEP88010-002

Para todos os participantes

08h30 – 09h00

Boas-vindas aos participantes/ Resumo das atividades do dia/ Apresentação dos participantes que irão expor suas pesquisas.

09h00 – 13h00 Exposições dos participantes

Apresentação de artigos e monografias dos participantes do evento.
Esta atividade será organizada de acordo com o número de projetos inscritos. Também será realizada no Hotel Castelmar e a participação será livre a todos os participantes.

13h00 – 14h00 Encerramento do I Encontro de Educação – FUNIBER Brasil 2016

Entrega do certificado de participação

Quer apresentar seu trabalho no Encontro?

A seguir explicamos como:

Interessados em participar com a apresentação de artigos ou monografias deverão entrar em contato através do e-mail eventos.fp@funiber.org enviando até o dia 15 de janeiro:

  • A apresentação em Power Point ou Prezi que será utilizada na exposição
  • Síntese geral do assunto da exposição, em 1 página de Word
Critérios de seleção:

– Todas as exposições devem tratar de temas relacionados à Educação

– Serão selecionados os melhores trabalhos de acordo com a qualidade da apresentação, criatividade e a inovação no tema apresentado.

Tempo de exposição:

O tempo de apresentação para cada trabalho será de 20 minutos, e haverá 10 minutos para que o público possa fazer perguntas e/ou outras considerações (30 minutos em total).

Dia de apresentação:

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Hora de apresentação: 09h00 – 13h00
Local:

HOTEL CASTELMAR

Rua Felipe Schmidt, 1260, Florianópolis – SC – Brasil – CEP88010-002

Para obter mais informações sobre o evento, ligue para 0800 644 4005 ou através do e-mail encontro.educacao@funiber.org

HOTEL CASTELMAR

Endereço: Rua Felipe Schmidt, 1260, Florianópolis – SC – Brasil – CEP88010-002

 

Para obter mais informações sobre o evento, ligue para 0800 644 4005 ou através do e-mail encontro.educacao@funiber.org